Apoio da Fundação Eliseu Alves vai agilizar liberação de produtos veterinários pelo Mapa

News
03 de Janeiro de 2019

Apoio da Fundação Eliseu Alves vai agilizar liberação de produtos veterinários pelo Mapa

Os processos de registro e liberação de novos produtos para saúde animal, que normalmente demandam prazos alongados, deverão ser otimizados, a partir de 2019, com maior celeridade na decisão dos processos já protocolados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e redução do prazo de análise e decisão das novas petições da indústria de fármacos veterinários, permitindo que chegue ao mercado brasileiro cerca de 1.500 novos produtos que ainda aguardam a liberação.
É o que esperam técnicos do MAPA e da indústria de fármacos veterinários, a partir do contrato de parceria firmado no dia 7 de dezembro pela Fundação Eliseu Alves(FEA) com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN) e a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC), e do acordo de cooperação estabelecido entre a Fundação e o ministério, ambos com o propósito de atender à implementação do novo Plano de Defesa Agropecuária.
Um dos principais fatores de demora no processo de registro dos produtos é a fase burocrática de verificação não só da conformidade de toda a documentação que é requerida para o registro, sobretudo no que diz respeito aos testes laboratoriais e de campo obrigatórios em relação aos protocolos e métodos exigidos pelo MAPA para esses testes. 
Como regra, as indústrias têm que apresentar testes sobre a qualidade dos produtos, sua eficácia, estabilidade, segurança, efeitos residuais, toxicidade e efeitos colaterais. Conferir se os procedimentos e métodos preconizados pela legislação foram seguidos adequadamente requer, dos fiscais agropecuários, tempo que poderia ser dedicado à analise dos resultados desses testes e decisão quanto à propriedade ou não do registro.
Pelo contrato de parceria estabelecido com o SINDAN e a ALANAC, a Fundação, que é uma entidade autônoma do terceiro setor credenciada pela Embrapa para suporte administrativo na execução de contratos de pesquisa científica e tecnológica, contratará especialistas, sem vínculos com as partes interessadas, em número suficiente para acelerar as tarefas burocráticas de verificação de conformidade dos processos e dos testes laboratoriais. O SINDAN e a ALANAC custearão as despesas dessa fase. 
Pelo acordo de cooperação com o MAPA, a Fundação terá acesso à base de dados dos processos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) para obter cópias dos processos a serem avaliados pelos especialistas. Todo esse procedimento será orientado e auditado pelos fiscais agropecuários federais, para garantir total observância da legislação e metodologia estabelecida pela SDA.
Com esta parceria público-privada, os fiscais agropecuários federais disporão de maior tempo para dedicar à análise dos resultados dos testes laboratoriais e decisão quanto ao deferimento ou indeferimento dos pedidos de registro. A expectativa geral é que, em 2 anos, a maior parte das pendências estejam decididas, liberando milhares de novos produtos para os produtores rurais. O contrato estabelece ainda rígida cláusula de sigilo, a ser observada por todas as instituições e profissionais envolvidos nas análises e verificações, mesmo após encerramento dessas atividades.

A Fundação Eliseu Alves te ajudará a desenvolver sua ideia profissional!