Workshop no Inpa discute criação de nova geração de pesquisadores para trabalhar na Torre Atto

30 de Janeiro de 2019

Criar nova geração de pesquisadores para trabalhar na Torre Atto. Esta é uma das metas que foi discutida durante o workshop de integração do projeto Atto, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e encerrado nesta quinta-feira (5). A ideia é tentar atrair bolsas para os programas de pós-graduação voltados para pesquisas relacionadas com a torre.

O workshop reuniu durante dois dias, no Auditório da Ciência, cerca de 50 pesquisadores de diferentes nacionalidades que mostraram seus trabalhos em diversas linhas de pesquisa e discutiram a integração do projeto Atto. O objetivo do workshop foi aumentar a relação entre Brasil e Alemanha e melhorar a colaboração científica do projeto.

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, desde a inauguração da torre, em 2015, já se planejava realizar este workshop de integração que, segundo ele, pode ser classificado como a largada efetiva para os trabalhos operacionais da torre. “A partir de agora, poderemos ver o que pode ser feito e de forma real para no futuro termos pela primeira vez, com os resultados conseguidos na Amazônia, parâmetros concretos”, disse.

Segundo o novo coordenador do projeto Atto pelo lado brasileiro, o pesquisador do Inpa Carlos Alberto Quesada, é preciso fazer um programa de treinamento e educação com o objetivo de criar uma nova geração de pesquisadores. “Hoje, no Inpa, não temos pesquisador que trabalhe na área específica do projeto Atto”, destaca Quesada.

Para ele, com a atração de bolsas para os programas de pós-graduação os alunos serão ser orientados pelo lado alemão e pelo lado brasileiro. “Isso deverá fortalecer as colaborações científicas verdadeiras entre Brasil e Alemanha e criar uma nova geração que possa garantir o futuro da Torre Atto e o futuro dessa área de conhecimento no Brasil”, diz o coordenador.

Na opinião de Quesada, foi feito um investimento multimilionário numa torre que foi projetada para realizar estudos durante 20 anos, mas que agora é preciso começar a se preocupar com quem vai tomar conta do  projeto. “Temos de criar um sistema viável para formar novas pesquisadores e atraí-los para o experimento”, diz o pesquisador ao comentar que a torre de 325 metros agora já está completa.

Equipamentos

O Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês) é a maior torre de estudos climáticos do mundo. Está equipado com a aparelhos para mensuração de diversos gases de efeito estufa, gases traço reativos e aerossóis, assim como dados micrometeorológicos. A infraestrutura da torre é composta por mais duas torres de 80 metros, que, desde 2012, fazem medições de aerossóis e dos parâmetros do tempo, como temperatura, vento e radiação solar em alta resolução.

Quesada explica que a essência da Atto é o estudo das interações da floresta com a atmosfera. Pesquisadores de diferentes nacionalidades estão interessados em saber como ocorre a interação da floresta amazônica intacta  com o clima e o ciclo da água ; qual é a função da floresta amazônica nos ciclos globais de gases de efeito estufa como do dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O); como orgânicos voláteis emitidos pela vegetação e pelos solos afetam a química atmosférica e a formação de aerossóis e nuvens.

“A Torre está num lugar remoto, numa atmosfera limpa e protegida, excelente para o monitoramento contínuo de gases de efeito estufa. É como se fosse um novo laboratório que está abrindo uma janela para um novo mundo de medições contínuas”, diz o coordenador do projeto Atto.

Investimentos

Quanto aos investimentos, Quesada explica que o projeto é um investimento bilateral entre Brasil-Alemanha onde cada país contribuiu com uma quantia em torno de R$ 11 milhões. Desse montante, o lado brasileiro ainda tem cerca de R$ 6 milhões e o lado alemão também cerca de R$ 6 milhões. “Os recursos do Brasil e da Alemanha garantem pelo menos mais três anos para manutenção do sítio”.

De acordo com o coordenador do projeto no Brasil, não existe um financiamento conjunto para o lado brasileiro, o que precisa ser melhor trabalhado de agora em diante. “A saída é a criação de chamadas públicas específicas para a Atto para financiamento de pesquisas pelo lado brasileiro”, diz .

Para a coordenadora do projeto Atto pelo lado alemão, Susam Trumbore, é preciso ter uma equipe com pesquisadores de diferentes países que tenham conhecimento em diferentes áreas como física, química, biologia para interpretar os resultados do projeto Atto e integrá-los numa visão do papel da Amazônia no clima global e como se adaptar às mudanças climáticas. “A Atto é um projeto de longo prazo e precisamos entender essas mudanças e o que o significa a floresta para o futuro”, diz.

Sobre a Torre Atto

Com 325 metros de altura a torre está localizada na maior floresta tropical contínua do planeta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, a 150 quilômetros em linha reta de Manaus (AM), no município de São Sebastião do Uatumã. Instalada numa área livre de qualquer tipo de poluição, a torre vai monitorar o clima na região amazônica, por um período de 20 a 30 anos, a partir da coleta de dados sobre os processos de troca e transporte de gases entre a floresta e a atmosfera.

A floresta tropical da Amazônia é um dos ecossistemas mais sensíveis do planeta e possui uma enorme influência no ciclo da água, que desempenha um papel importante na estabilização do clima regional e global.

Inaugurada em agosto de 2015, é um consórcio entre o governo brasileiro e alemão, executado pelo Inpa, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); o Instituto Max Planck de Química e o de Biogeoquímica; e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).