Sobre A Fundação Eliseu Alves

Histórico

Instituição sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
Desde então vem viabilizando idéias profissionais e científicas, proporcionando condições necessárias à execução de projetos e obtenção de financiamentos.

Em 2011, os empregados da Embrapa foram convidados participar da escolha do novo nome para a então Funcredi. Todos poderiam apontar uma sugestão, inspirada em personalidades do campo científico ou tecnológico; regiões ou lugares brasileiros, ou ainda, que tivessem como motivação uma causa social.

Recebidas as colaborações, a Comissão Julgadora anunciou o nome escolhido, uma homenagem espontânea a este ícone da pesquisa brasileira:
Eliseu Alves.

O Homenageado

Eliseu Alves é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade de Viçosa (MG), em 1954, com Mestrado e Doutorado em Economia Agrícola pela Purdue University - EUA.
Sua vida guarda uma relação estreita com a história da pesquisa brasileira. Participou ativamente do grupo que reformulou o setor de pesquisa no Ministério da Agricultura na década de 70, ideia que culminou na criação da Embrapa, da qual ele foi diretor nos seis primeiros anos, posterioment, presidindo-a entre os anos de 1979 e 1985. Isso foi decisivo para implantar duas ideias fundamentais: a capacitação dos pesquisadores em centros de excelência no exterior e a organização de centros de pesquisa voltados a problemas bem definidos. Foi responsável pelo programa de exportação de frutas, desenvolvido pela CODEVASF, no Vale do São Francisco, criando um polo produtor em Petrolina (PE). Nas últimas décadas dedica-se a estudar formas de erradicar a pobreza rural e ,atualmente, aos 80 anos, assessora a Presidência da Embrapa.

Objetivo

Manter a excelência no cumprimento de suas finalidades estatutárias e de ser reconhecida na comunidade científica como referência na gestão administrativa e financeira de projetos.

Missão

Promover e estimular a capacidade de empreender e inovar o desenvolvimento sustentável, por meio do apoio à ciência e tecnologia, colaborando com o crescimento econômico e social brasileiro.

Estratégia

Manutenção da qualidade nos serviços, seriedade e rapidez no atendimento, clareza e transparência na prestação de contas e automação dos processos, principalmente para acompanhamento da execução física e financeira dos contratos pelos gestores.

A Fundação Eliseu Alves te ajudará a desenvolver sua ideia profissional!